Quando pensamos em nossos clientes, independentemente de quem paga a conta, é para um ser humano que estamos vendendo uma ideia, produto ou solução. Por este motivo, é extremamente importante estudar neurociência.
Precisamos entender o que influencia a tomada de decisão na compra, quais aspectos geram empatia no consumidor com a marca, entre diversas outros padrões comportamentais.
A neurociência é a ciência que estuda o sistema nervoso buscando mapear as funções orgânicas do cérebro, relacionando com as emoções, impulsos e sentimentos.
Este estudo é uma tendência em diversos segmentos de mercado, pois envolve uma questão que a tecnologia até hoje não conseguiu substituir: padrões de relacionamento humano, variáveis influências nas decisões e a empatia.
É uma área de estudo muito ampla, pois envolve a compreensão do sistema nervoso com todas as suas ramificações: funções fisiológicas, motoras, cognitivas ou emocionais.
A mente humana é diferente em cada indivíduo, existem diversas estruturas de pensamento, baseadas em crenças e medos particulares. É uma maravilhosa obra de engenharia com uma capacidade fascinante de análise, interpretação e comando.
Mas quanto se conhece da mente humano? É um tópico que vem sendo estudado desde as civilizações antigas. Apesar do imenso conhecimento existente, ainda há muitas lacunas sobre a estrutura e funcionamento do sistema nervoso.
E nós, da área de marketing, realizamos diversas estratégias para responder perguntas como essas:
- Por que os clientes se comportam de forma diferente a determinadas situações?
- Por que os clientes gostam de determinadas coisas e outras simplesmente detestam?
- Por que alguns clientes viram "embaixadores" da marca? O que eles realmente defendem?
A neurociência, conectada a diversas áreas de conhecimento, procura responder questões que estão por trás do funcionamento do cérebro humano, do comportamento e das sensações do corpo.