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As emoções do seu time são importantes e eu posso provar

Eu ainda fico impressionada quando leio algo sobre a conexão da experiência com as emoções dos seres humanos. Por mais racional que sejamos, bem lá no fundo somos movidos por aquilo que nos emociona.


A programação neurolinguística explica muito bem isso, mas você sabe quando começam essas programações? A partir do momento que você nasce. Isso mesmo!


O córtex orbitofrontal, estrutura fundamental para a tomada de decisão, só começa a se desenvolver quando nascemos e depende diretamente das nossas experiências, principalmente das sociais, para o seu amadurecimento.


Então, se você for um líder, provavelmente você espera adultos super racionais e lógicos formando a sua equipe e atingindo as metas conforme as suas orientações. Mas saiba que essa área do cérebro só se desenvolve se houver um bom desenvolvimento emocional. E digo mais, você pode apoiá-los nesse caminho.


Quando investimos em treinamentos para contribuir com a maturidade emocional, os conflitos reduzem muito e os objetivos são bem mais tangiveis. "ah Grasi, só o que falta agora eu ter que desenvolver emocionalmente o meu time". Você precisa de robôs ou humanos no seu time?


Eu digo que a escolha é sua, se quer ir por um caminho sustentável e crescente, sim, você precisa desenvolver o seu time, começando pelas emoções. Se prefere seguir tratando erros cíclicos, é só não mudar nada na sua equipe. Se não muda as ações, os resultados serão sempre os mesmos. Fato.



Neste período em que eu estou me preparando para o nascimento do meu filho, estou aprendendo muito mais sobre o desenvolvimento humano. E como os adultos podem ser resultados de vivências na infância. Isso nunca poderemos adentrar por que é particular de cada colaborador, mas podemos sim apoiar os adultos de hoje no seu desenvolvimento pessoal desde que relacionado diretamente com situações do trabalho.


E por mais que as pessoas adultas já tenham o seu comportamento moldado, a neuroplasticidade está aí para que possamos inspirar mudanças saudáveis e respeitosas. O limite é demarcado pela privacidade de cada um.


Então se uma empresa tem a cultura de investir em uma melhor experiência das pessoas que fazem o negócio acontecer, a única expectativa óbvia é ter pessoas engajadas e conectadas com os resultados.


Principalmente quando as questões que impactam as emoções estão sendo conduzidas de forma construtiva ao invés de minar o bem-estar prejudicando a saúde mental e a qualidade do ambiente de trabalho.


Nós, querendo ou não, precisamos aceitar que pessoas são apenas pessoas. Por mais que elas queiram se mostrar mais insensíveis, extremamente fortes e racionais, ainda assim são seres humanos tentando não mostrar os seus medos. Ou seja, voltamos ao ponto: emoções.


Então partiu olhar para isso, é bom para a realização das pessoas e para o sucesso das empresas.

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