Aprender sobre Mindfulness, uma filosofia de vida que promove mais consciência, bem-estar e foco em ações eficientes, além de vários outros benefícios para a vida, mostrou-se uma excelente estratégia para aumentar o desempenho dos colaboradores.
Pensando nisso, podemos aplicar um formulário às equipes, convidando todos a responder e frisando que as informações serão utilizadas apenas para a análise de melhorias. O que de fato vai acontecer mesmo.
“Grandes organizações como Google, eBay e General Mills aplicam o Mindfulness junto a seus colaboradores, visando uma melhor qualidade de vida, como aumento da resiliência, produtividade, inteligência, foco, bem-estar, criatividade e melhor comunicação.” (Alidina; Adams, 2014).
Essa estratégia irá apoiar equipes a agir com consciência, evitar o piloto automático, promover foco no aqui e agora e bem-estar nutrido pela produtividade. Assim como, amadurecer pessoas para lidar com mudanças bruscas, emoções perante a crises, entre outros desafios pessoais que refletem no trabalho.
Podemos citar dois questionários interessantes: Escala da consciência do Mindfulness e Escala atual de Resiliência. Ambos focados no trabalho: desempenho, produtividade e satisfação do colaborador. As respostas são selecionadas em uma escala de números (apenas de marcar). Então responder é prático, sendo mais atrativo e não afetando na dinâmica de trabalho.
Ao invés de só cobrar metas, a partir da análise dos dados fornecidos pelos formulários, o gestor poderá gerar ações para o desenvolvimento das pessoas que contribuem para os resultados da empresa. Então todos ganham no final do projeto.
E o que todo esse conteúdo tem a ver com Marketing? Marketing também é pessoal, sua empresa é formada por pessoas e depende delas para concretizar estratégias. Por isso a Regência Mercúrio está sempre buscando diversas opções para apoiar na solução dos desafios dos seus clientes. Entendemos todas as influências que podem aumentar ou diminuir um desafio.