O Pitch pode ter vários formatos, pois depende para quem será apresentado. Entretendo, o foco principal é sempre o mesmo: comunicar o valor do negócio. Pode ser tanto sobre um produto inovador como para uma solução de mercado.
Formato: desenvolva o pitch em um programa que possa editar e criar novas versões de forma rápida, sempre quando necessário: PowerPoint, Apresentação Google, etc. Salve o arquivo na extensão (tipo) PDF para enviar por e-mail ou para utilizar em eventos. É mais seguro.
Tempo: é muito relativo, em algumas oportunidades lhe darão 1 minuto de apresentação, em outras 1 hora. A questão é que você tem que saber explicar o modelo de negócio em qualquer tempo. Essa é a grande sacada. Se você estiver em um elevador com um investidor, tem que conseguir passar o que for mais importante antes de chegar no próximo andar. Entretanto, se o investidor gostar da sua ideia e quiser dividir um táxi, você tem que continuar sua apresentação por mais tempo e por isso precisa estar preparado. Também pode acontecer de agendar 1 hora de apresentação e por algum imprevisto só restar 15 min. Você consegue vender o seu negócio neste tempo?
Estrutura: depende de cada modelo de negócio e objetivo do pitch, então, segue alguns tópicos, escolha os que realmente agregar valor à sua apresentação.
Chamada, também conhecido como frase "pé na porta";
Dor ou oportunidade de mercado;
Proposta de Valor, diferencial competitivo;
Validação ou pesquisa de mercado;
Mercado demográfico, social, econômico e legislações;
Monetização;
Concorrentes;
Escalabilidade;
Projeção;
Equipe;
Hoje, status atual do negócio;