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O Que É Marketing?

O que é marketing afinal? Primeiramente, vamos entender as definições de grandes nomes da área:


Philip Kotler explica que "marketing é um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor com seus semelhantes".


Segundo o renomado AMA (American Marketing Association), “marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado”.


Profundo? Pois é, realmente é bem profundo.

Vamos por partes:


- "tanto administrativo quanto social": as estratégias de marketing alinham tanto as questões gerenciais dos negócios, como a identidade (persona) da uma marca. Ou seja, orienta tanto o estratégico e operacional, quanto o comportamental da empresa e demais envolvidos.


- "desejam e necessitam": marketing não vende a todo custo, perseguindo pessoas. E esse é um dos maiores equívocos das pessoas quando associam marketing à vendas. Primeiro se identifica as necessidades de mercado, as dores que precisam ser supridas, para depois desenvolver soluções e elaborar estratégias de vendas. Não adianta vender algo para quem não deseja, certo? Certo! Seria insatisfação garantida no pós-venda.


- "troca de produtos de valor com seus semelhantes": complementa os tópicos acima. Ao trabalharmos a identidade de uma marca, olhamos para as fatias de mercado com oportunidades de negócios relacionadas com o posicionamento da marca. Quer um exemplo? Lembra quando a Coca-Cola tentou fazer uma bebida mais saudável usando estévia? A Coca-Cola nunca vendeu saúde, toda a comunicação da marca vende alegria. Tentaram experimentar outra fatia de mercado, mas serviu apenas como experiência, pois não fez sucesso. Saúde não é valor para o perfil consumidor de Coca-Cola. Se você conhece pessoas com hábitos saudáveis que consomem Coca-Cola, considere um bônus e não um público-alvo.


Mesmo tentando explicar em poucas palavras, é tão amplo e complexo que algumas pessoas só entendem o tamanho da abrangência quando trabalham dia a dia com estratégias de marketing.


Caso queira simplificar mais ainda, compare o marketing com um sistema operacional de computador que está programado para que que todas as ferramentas funcionem perfeitamente e os objetivos do usuário sejam atendidos. Simplificado bem, seria esse o papel do marketing nos negócios: estruturar as estratégias das empresas, conectando vários setores ao mesmo objetivo e planejando o posicionamento das marcas para que as metas sejam alcançadas.

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